Translate

segunda-feira, outubro 19

AS 5 GRANDES FALHAS DOS DISCÍPULOS


* MENSAGEM MARCOS CAPÍTULO 14
O capítulo 14 de Marcos fala sobre como Jesus foi preso e condenado, passando por momentos de grande angústia e tristeza (Mc 14:33 ao 34) esse capítulo também revela 5 grandes falhas dos discípulos de Jesus...

FALHA N° 1 FALTA DE PRIORIDADE


Quando a mulher do vaso de alabastro  derrama perfume sobre a cabeça de Jesus a preocupação dos discípulos estava no valor do perfume e não em honrar Jesus. Se preocuparam mais com o valor das coisas do que com o valor do ser humano e Jesus naquele momento foi honrado, ele merecia ser cuidado e tratado com amor, mas os discípulos não tinha noção de prioridades.(Mc 14:9)

FALHA N° 2 NÃO COMPREENDER OS PROPÓSITOS DE DEUS


Judas criou em seu coração a expectativa que Jesus seria um rei no sentido político daquele tempo, quando viu que Jesus estava anunciando a sua morte e que Jesus não correspondia as suas expectativas pessoais ficou carregado de frustrações em seu coração o que resultou em infidelidade. (Mc 14: 10 e 11). Assim também pode acontecer conosco quando nossas expectativas são frustradas, devemos entender uma coisa: Para vencer as frustrações as expectativas e os propósitos de Deus é que devem ser realizados na nossa vida, por isso nossos propósitos devem estar alinhados aos propósitos de Deus para não haver frustrações, nem infidelidade que são frutos de desejos que estão fora dos palnos de Deus para nossa vida ou para aquele momento da nossa vida.

FALHA Nº 3 FALTA DE AUTO CONHECIMENTO


Na mente dos discípulos nenhum deles negaria Jesus, mas a pressão da situação mostrou que eles não se conheciam o suficiente. É fácil falar que nosso comportamento é exemplar o difícil é ser de fato exemplar em situações complexas, no caso dos discípulos nenhum deles queria ser preso ou morto e permanecer ao lado de Jesus naquela hora iria determinar sua sentença de morte. Até onde somos capazes de ir por amor a Deus ? será que nos conhecemos o suficiente para que nossa fala seja coerente com nossas atitudes ? vivemos aquilo que pregamos ?

FALHA Nº 4 FALTA DE EMPATIA


No Getsêmani Jesus convidou os discípulos mais íntimos para compartilhar a sua dor, Jesus queria receber apoio dos seus companheiros, queria homens intercessores ao seu lado, mas infelizmente os discípulos dormiram. Quantas vezes alguém nos procura cheio de tristeza, angústia e nós não oferecemos nosso apoio preferimos atender as nossas necessidades de dormir por exemplo no lugar de orar. Nós não sentimos a dor do outro preferimos cuidar apenas das nossas necessidades e isso é falta de empatia.

FALHA N° 5 FALTA DE COMPROMISSO


A falta de compromisso nos faz proferir palavras irresponsáveis, assumimos compromissos que não somos capazes de cumprir, assim agiu Pedro quando disse que não negaria a Jesus, assim também podemos agir, não só em relação a Deus, mas podemos ficar em débito com a nossa família, nosso trabalho, estudos... Quem não tem compromisso com Deus também não terá compromisso com as pessoas, a falta de compromisso gera muito sofrimento na vida do irresponsável (Mc 14:72)

* CARÁTER DE DEUS 
- Jesus nos honra e nos defende quando nós o honramos (Mc 14:3 ao 9)
- Jesus sabe do nosso futuro, sabe quem encontraremos no nosso caminho (Mc 14: 13 ao 16)
- Jesus nos da a chance de nos arrependermos mostrando a consequência dos nossos atos (Mc 13: 17 ao 21)
- Jesus sabe o que é se entristecer, ter medo e angustia, ele pode se identificar conosco nessas situações (Mc 14:72)

* PRINCÍPIOS E VALORES
- Devemos ajudar os pobres porém os pobres, porém os pobres sempre estarão aqui para serem ajudados, então como prioridade devemos honrar aqueles que estão próximos na nossa vida, família, amigos, pois não sabemos quando eles serão retirados de nós. (Mc 14: 3 ao 9)
- Devemos perguntar a Jesus como ele quer que façamos as coisas (Mc 14:12)
- Ao orarmos podemos expressar nossa vontade para Deus porém temos que nos submeter a vontade do Pai como Jesus nos ensinou (Mc 14:36)
- Temos que vigiar e orar para não entrar em tentação (Mc 14:38)

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Filha de Deus, veterinária e blogueira.